Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 1
Caso Clínico
Síndrome de Wells ou Celulite Eosinofílica
Well''''s syndrome or eosinophilic cellulitis
JOÃO CARLOS REGAZZI AVELLEIRA1, FRANCISCO REIS VIANA2, ALFREDO MARQUES BOECHAT2, RAUL NEGRÃO FLEURY3
1Dermatologista. Hansenologista. Instituto Estadual de Dermatologia. RJ
2Hansenologista. Instituto Estadual de Dermatologia. RJ
3Patologista. Instituto Lauro de Souza Lima. Baurú. SP
_Recebido em 19.3.98_. _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.8.98_. * Trabalho realizado no Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária, Rio de Janeiro, RJ.
Correspondência:
João Carlos Regazzi Avelleira
Rua Diamantina, 20 / 101
Rio de Janeiro RJ 22465-150
Os autores relatam o caso de menino de nove anos que apresentava um quadro recorrente, com lesões pruriginosas localizadas nos membros inferiores, iniciadas como pequenas placas eritematosas e evoluindo para lesões com bordas infiltradas e resolução central semelhantes ao granuloma anular. A única anormalidade nos exames laboratoriais foi eosinofilia. A histopatologia mostrou infiltrado infamatório com predominância de eosinófilos, presença de focos de degeneração eosinofílica do colágeno (flame figures), circundados por histiócitos e gigantócitos dispostos em paliçada. A patogênese ainda é desconhecida, parecendo tratar-se de reação de hipersensibilidade desencadeada por diversos estímulos. A revisão bibliográfica reuniu 19 casos em menores de 15 anos.
Palavras-chave: CELULITE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841