Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 1
Investigação
Tratamento do ceratoacantoma gigante com o 5-fluorouracil tópico
Treatment of Giant Keratoacanthoma with topic 5-fluorouracil
ITAMAR BELO DOS SANTOS1, SÍLVIA DA COSTA CARVALHO RODRIGUES2, CLAUDIA TEIXEIRA3
1Chefe do Serviço
2Preceptora
3Aluna do II ano do Curso de Especialização em Dermatologia.
Recebido em 01.6.98. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.01.99. *Trabalho realizado no CEDER - Centro de Estudos Dermatológicos do Recife. Santa Casa de Misericórdia.
Correspondência:
Itamar Belo dos Santos
Estrada do Encanamento, 1364
Recife PE 52060-210
FUNDAMENTOS - O ceratoacantoma gigante é tumor que, apesar da possibilidade de involução espontânea, deve ser tratado para evitar cicatrizes profundas e mutilações. Objetivo - Verificar, por meio da evolução clínica, em quatro pacientes com ceratoacantoma gigante a ação terapêutica do 5-fluorouracil tópico. METODOLOGIA - Após o diagnóstico clínico ter sido confirmado pelo histopatológico, foi iniciado o 5-fluorouracil a 5% sob forma de creme, aplicado duas vezes por dia até regressão total da lesão. RESULTADOS - A resposta clínica à aplicação tópica dessa medicação resultou em regressão total das lesões em período médio de sete semanas, com ótimo aspecto estético e sem efeitos colaterais. CONCLUSÕES - Deve-se esudar a possibilidade de indicar o 5-fluorouracil como primeira opção para o tratamento do ceratoacantoma gigante.
Palavras-chave: FLUOROURACIL., CERATOACANTOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841