Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 1
Investigação
Características clínico-histopatológicas do estados reacionais na Hanseníase em pacientes submetidos à poliquimioterapia (PQT)
Clinical and histopathological characteristics of reactional states in leprosy patients submitted to multi-drug therapy
JOSÉ AUGUSTO DA COSTA NERY1, CLAUDIA C. GRACIA2, SÍLVIA H. O. WANZELLER3, ANNA MARIA SALES4, MARIA EUGENIA NOVISKI GALLO5, LEILA M. M. VIEIRA6
1Pesquisador adjunto Laboratório de Hanseníase.
2Médica Bolsista PAPS Laboratório de Hanseníase.
3Médica Bolsista CNPq Laboratório de Hanseníase.
4Médica Dermatologista Laboratório de Hanseníase.
5Pesquisadora Titular Laboratório de Hanseníase
6Prof. Adjunto da Disciplina de Patologia Geral, Faculdade de Ciências Médicas UERJ. Pesquisador Visitante FIOCRUZ-FAPERJ
Recebido em 01.4.98. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 16.12.98. *Trabalho realizado no Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ-RJ.
Correspondência:
José Augusto da Costa Nery
Av. Brasil, 4365
Rio de Janeiro RJ 21045-900
O objetivo deste foi analisar os aspectos clínicos e histopatológicos dos estados reacionais em 169 pacientes multibacilares submetidos à poliquimioterapia. Em adição foram avaliadas a freqüência e a distribuição desses episódios reacionais. Os casos foram classificados, com base nos dados clínicos e histopatológicos, em eritema nodoso hansênico - ENH (51%, reação reversa - RR (42%) e neurite isolada (7%). Verificou-se que os episódios reacionais são complicação freqüente (59%) e ocorrem em qualquer momento no curso da doença. Observou-se que 77% dos pacientes que desenvolveram ENH e 43% dos pacientes com RR apresentaram manifestações sistêmicas. A RR predominou entre os pacientes portadores da forma borderline-borderline (74%), enquanto o ENH predominou naqueles diagnosticados pela forma lepromatosa-lepromatosa (86%). O ENH foi significativamente mais recorrente do que a RR, que predominou no primeiro ano de PQT, enquanto ENH no segundo ano.
Palavras-chave: HANSENÍASE., ERITEMA MULTIFORMA, ERITEMA NODOSO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841