Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 60 Número 5

Farmacologia clínica

Isotretinoína no tratamento da acne vulgar

ISOTRETINOINA IN THE TREATMENT OF ACNE VULGARIS


SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO1, EUGENIO RAUL DE ALMEIDA PIMENTEL2


1Professor Catedrático da Divisão de Clínica Dermatológica - Chefe do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
2Médico Assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

Correspondência:
Sebastião A. P. Sampaio Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo São Paulo - SP

 

Resumo

A introdução do ácido 13-cis-retinóico (isotretinoína) representou um grande avanço na terapia sistêmica da acne. O presente trabalho refere-se ao uso isolado do medicamento em 25 pacientes com acne vulgar, tratados por períodos de três a seis meses e observados por tempo médio de dois anos. Os resultados foram excelentes em 24 doentes, e, em um, discreto. Os efeitos colaterais foram mínimos e não impediram a continuação do tratamento, exceto em um doente, cuja elevação de triglicérides motivou a interrupção do tratamento. Após retorno do nível de triglicérides ao normal, o doente foi retratado com isotretinoína até a cura. No período de seguimento de dois anos, em dois doentes ocorreram recidivas discretas controladas com medicações tópicas. Em um doente foi necessário novo curso de isotretinoína com excelente resultado.

Palavras-chave: ACNE VULGAR, ISOTRETINOÍNA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações