Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 60 Número 4
Artigos originais
Bacilos álcool-ácido resistentes no Culex fatigans
Acid fast bacilli in culex fatigans
SEBASTIÃO HONÓRIO BONA1, ANTONIO CARLOS LIMA DA SILVA2, RAIMUNDO JOSÉ DA COSTA3
1Professor Assistente do Departamento Biomédico do Centro de Ciências da Natureza da UFPI
2Professor Adjunto de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPI
3Técnico de Laboratório da SUCAM-PI
Trabalho realizado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Departamento Biomédico do Centro de Ciências da Natureza, com a colaboração da Disciplina de Dermatologia da Fundação Universidade Federal do Piauí.
Correspondência:
Sebastião Honório Bona
Rua Paissandu, 1820
64000 - Teresina - PI
Os autores examinaram 194 Culex fatigans (3 machos e 191 fêmeas) de 100 residências de doentes de hanseníase virchowiana e dimorfa em tratamento e 42 Culex (8 machos e 34 fêmeas) de 19 residências de doentes de hanseníase virchowiana e dimorfa virgens de tratamento, no período de 12/81 a 12/82 na cidade de Teresina-PI. O objetivo era avaliar o grau de contaminação destes insetos com Bacilos Álcool-Ácido resistentes e comparar os resultados com os achados na pesquisa de 264 Culex (18 machos e 246 fêmeas) provenientes de 100 residências de pessoas sadias. Os exames foram feitos nas glândulas salivares, intestinos, fezes e ovários dos citados insetos que, após coloração pelo método de Ziehl-Neelsen, foram examinados com objetiva de imersão. Relatam o encontro de abundantes bacilos em cerca de 90% das lâminas examinadas. O grupo, no início considerado como controle (residências de pessoas sadias), não se comportou como tal, pois apresentou o mesmo percentual de positividade. Fazem-se necessários novos estudos para identificação destes bacilos.
Palavras-chave: CULEX FATIGANS, HANSENÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841