Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 4
Caso Clínico
Púrpura trombocitopênica em pacientes com infecção das vias aéreas superiores tratado com macrolídeo – Efeito colateral relacionado a droga ou púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
Thrombocytopenic purpura in a patient with macrolide-treated upper airway infection - Drug-Related side effect or idiophatic Thromobocytopenic purpura (ITP)
UWE WOLLINA1, FRANCA LINSE1, ALEX WILMER2, KAREN WOLLINA3, HANS JORG FRICKE4
1Departamento de Dermatologia
2Klinik-Zentrum Bad Sulza
3Departamento de Medicina Interna e Oncologia,Hematologia,Endocrinologia & Doenças Metabólicas,the Friedrich-Schiller-University oj Jena,07740 Jena.
4Private Practice,Rudolstada.Germany.
_Recebido em 23.7.98_ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.02.99_ Trabalho realizado na Friedrich-Schiller - University of Jena- Alemanha.
Correspondência:
Uwe Wollina
Dep. of Dermatology- Friedrich-Schiller-University of Jena Erfurter Street 35
Jena Germany 07740
"E-mail":uwol@derma.uni-jena.de
Os autores apresentam relato do caso de um homem de 55 anos de idade que desenvolveu púrpura trombocitopênica com sangramento da pele e membranas mucosas e macro-hematúria após infecção das vias aéreas superiores tratada com macrolídeo roxitromicina. Foi feito o diagnóstico de púrpura trombocitopênica idiopática crônica com início agudo e excluído o de citopenia droga-induzida devido ao rápido início após ingestão de apenas três comprimidos, à recuperação retardada, ao curso crônico e aos dados epidemiológicos. O diagnóstico diferencial e o tratamento são discutidos resumidamente.
Palavras-chave: CITOPENIA RELACIONADA A DROGA, TROMBOCITOPENIA IDIOPÁTICA, PURPURA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841