Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 4
Caso Clínico
Fotoonicólise bolhosa em paciente hemodialisado
Bullous photo-onycholysis in patient on haemodialysis
MARCIA MARIA OZAKI REGUERA1, GRACIELA GOROSTIAGA MATIAUDA2, RICARDO ROMITI3, MARCELLO MENTA SIMONSEN NICO4, MIRIAN NACAGAMI SOTTO5, JOSÉ EDUARDO COSTA MARTINS6, VITOR MANOEL SILVA DOS REIS7
1Médico residente
2Médico estagiário
3Médico preceptor
4Médico assistente
5Médica supervisora e Doutora em Patologia
6Professor associado
7Médico assistente e Doutor
_Recebido em 11.12.98_ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.5.99_ Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - FMUSP.
Correspondência:
Marcia Maria Ozaki Reguera
Rua Capote Valente 668/163
São Paulo SP 05409-002
"E-mail":ggorostiaga@hotmail.com
Relata-se o caso de paciente portador de insuficiência renal crônica,que apresentou erupção bolhosa e onicólise em todos os dedos e artelhos,presumivelmente relacionados ao uso de cloroquina e exposição solar.Hemodiálise,uso de hidróido de alumínio,alcoolismo,vírus das hepatites B e C e múltiplas transfusões sanguineas podem ter desempenhado algum papel patogênico no caso. São discutidas as manifestações cutâneas observadas em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a hemodiálise,fatores precipitantes,dificuldade de clasificação gerada por sua etiopatogenia aind aincerta e seu tratamento.
Palavras-chave: FOTOONICÓLISE, CLOROQUINA, PORFIRIA CUTÂNEA TARDIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841