Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 2
Artigo de revisão
Borreliose de Lyme simile: uma doença emergente e relevante para a dermatologia no Brasil
Lyme borreliosis simile: an emergent and relevant disease to dermatology in Brazil
ADIVALDO HENRIQUE DA FONSECA1, ROBERTO DE SOUZA SALLES2, SIMONE DE ABREU NEVES SALLES3, RENATA CUNHA MADUREIRA4, NATALINO HAJIME YOSHINARI5
1Livre Docente; Post Doctor - Medical and Veterinary Entomology University of Florida USA; Professor Titular de Doenças Parasitárias - Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (RJ)
2Doutor em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor Adjunto IV de Microbiologia - Departamento de Microbiologia do Instituto Biomédico da UFF (RJ)
3Mestre em Dermatologia - Universidade Federal Fluminense; Professor Assistente de Dermatologia - Departamento de Medicina Clínica da Fac. de Medicina da UFF (RJ)
4Mestre em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Doutoranda em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (RJ)
5Livre Docente; Post Doctor - Tufts School Of Medicine, TSM, USA; Professor Associado de Reumatologia - Faculdade de Medicina da USP São Paulo (SP)
Recebido em 14.09.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.02.2005. Trabalho realizado no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade de Medicina da USP, com apoio do CNPq.
Correspondência:
Adivaldo Henrique da Fonseca
Cx. Postal 74548
Seropédica - RJ
CEP 23890-970
Neste trabalho de revisão são apresentadas doenças relacionadas com espiroquetas do gênero _Borrelia_, agentes etiológicos de diferentes enfermidades comuns ao homem e a animais. Enfatizou-se a _Borrelia burgdorferi_ lato sensu, que inclui diferentes espécies causadoras de doenças e com envolvimento sistêmico, com interesse em várias especialidades médicas, como dermatologia, reumatologia, cardiologia e neurologia. Considerando que existem diferenças quanto ao agente etiológico, além dos aspectos clínicos e laboratoriais, quando comparada com a borreliose de Lyme causada pelas _Borrelia burgdorferi_, _B. garinii_ e _B. afzelli_, a infecção no Brasil deve ser referida como borreliose de Lyme simile. O eritema migratório recidivante é a principal manifestação clínica da borreliose existente tanto no Brasil como nos demais países. Essa lesão clássica está relacionada com a picada do carrapato vetor e inicia-se como uma mácula ou pápula cutânea avermelhada, de caráter expansivo, eventualmente surgem lesões semelhantes múltiplas a distância. A manifestação clínica da enfermidade, em especial o envolvimento cutâneo, é o parâmetro diagnóstico mais relevante, e os exames complementares sorológicos confirmam a suspeita clínica.
Palavras-chave: _BORRELIA_, ERITEMA MIGRATÓRIO, DOENÇA DE LYME
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841