Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 6
Comunicação
Dermatite de contato por plantas (DCP)
Plant contact dermatitis (PCD)
MARIA JOSÉ NOGUEIRA DIÓGENES1, FRANCISCO JOSÉ DE ABREU MATOS2
1Profa. Adjunta de Dermatologia. Depto. Medicina Clínica, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Dermatologia. Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo.
2Professor Titular de Química Orgânica. Universidade Federal do Ceará
_Recebido em 24.8.99._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 9.9.99._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.
Correspondência:
Maria José Nogueira Diógenes
Rua Monsenhor Bruno, 630/502
Fortaleza CE 60115-190
Os autores fazem síntese sobre o tema dermatite de contato por plantas, mostrando a importância desse assunto para os dermatologistas, relatando conhecimentos existentes na literatura médica, ao mesmo tempo em que correlacionam esses estudos com os conhecimentos botânicos e químicos de muitas das plantas brasileiras, especialmente nordestinas, que possuem composição química conhecida e similar àquelas bem estudadas ou conhecidas como causadoras de dermatites alérgicas, irritativas, fototóxicas, fotoalérgicas ou de outras reações na pele. Discutem diagnóstico, sugerindo nomes de substâncias que podem ser empregadas em bateria para teste de contato, bem como o valor de possíveis testes positivos, de acordo com o quadro clínico. Também são sugeridas medidas terapêuticas e preventivas.
Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, DERMATITE FOTOALÉRGICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841