Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 74 Número 6
Artigo de revisão
Síndrome dos anticorpos antifosfolípides (SAAFLS): anticoagulante lúpico (AL) e/ou anticorpo anticardiolipina (ACL)
Antiphospholipid syndrome (APS): lupus anticoagulant (LA) and/or anticardiolipin antibodies (ACLA)
MARIA JOSÉ NOGUEIRA DIÓGENES1, JOSÉ IBIAPINA SIQUEIRA NETO2, CARLOS DA COSTA RIBEIRO NETO3, ROSÂNGELA RIBEIRO A. HOLANDA4
1Professora de Dermatologia, Departamento de Medicina. Universidade Federal do Ceará. Doutora em dermatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal do Ceará.
2Professor de Neurologia, Departamento de Medicina Clínica. Universidade Federal do Ceará. Doutor em dermatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.
3Médico Assistente, Serviço de Hematologia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
4Médica Assistente,Serviço de Hematologia, Hospital de Hematologia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.
Recebido em 26.6.98. Aprovadopelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.8.99. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Walter CAntídio, Universidade Federal do Ceará.
Correspondência:
Maria José Nogueira Diógenes
Rua Monsenhor Bruno, 630/502
Fortaleza CE 60115-190
A síndrome dos anticorpos antifosolípides (SaAFLs) caracteriza-se pela combinação dos achados sorológicos, presença do anticoagulante lúpico (AL) e/ou anticorpo anticardiolipina (aCL), e ocorrência clínica de trombose e/ou abortos recorrentes, associados ou não à trombocitopenia e outras manifestações relacionadas aos fenômenos tromboembólicos em outros órgãos e sistemas. Essa é sua forma primária, e a secundária é aquela que acontece nos indivíduos portadores de lupo eritematoso sistêmico ou outra doença auto-imune, neoplásica ou infecciosa. Lesões dermatológicas podem estar presentes em 70% dos portadores da SaAFLs, motivo pelo qual é importante o conhecimento mais amplo dessa nova entidade clínica, pelos dermatologistas ou mesmo por outros especialistas que devem estar atentos para seus achados dermatológicos. Os autores revisam aqui as alterações cutâneas, sistêmicas e laboratoriais importantes para diagnóstico, além de outros relevantes, particularmente conduta terapêutica, como prevenção de tromboses e/ou abortos.
Palavras-chave: ANTICORPOS ANTIFOSFOLÍPIDES, ANTICOAGULANTE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841