Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 56 Número 4
Artigos originais
Esporotricose – Inquérito epidemiológico – Importancia como doença profissional
LILIAN BARBOSA LIMA ABOUDIB1, ANTONIO CARLOS PEREIRA JR.2
1Residente de Clínica Médica do HU, UFRJ, bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento cientíico e tecnológico)
2Professor Adjunto Docente-Livre de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica de Faculdade de Medicina da UFRJ
Trabalho realizado no HU (Hospital Universitário) de UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Proibida a reprodução total ou parcial para fins comerciais
Correspondência:
Antonio Carlos Pereira Jr.
Rua Lacerda Coutinho, 28
22041 - Rio de Janeiro - RJ
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI CONHECER A EXTENSÃO DA INFECÇÃO ESPOROTRICÓTICA EM ÁREAS URBANAS E RURAIS, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA COMO DOENÇA PROFISSIONAL. FORAM ESTUDADOS 100 PACIENTES SEM HISIORIA DE ESPOROTRICOSE, DIVIDIDOS EQUITATIVAMENTE EM QUATRO GRUPOS, SEGUNDO LOCAL DE MORADIA E ATIVIDADES PROFISSIONAIS. TODOS OS INDIVÍDUOS FORAM SUBMETIDOS A TESTE INTRADÉRMICO COM ESPOROTRICINA. FICOU DEMONSTRADA A EXISTÊNCIA DE ESPOROTRICOSE INFECÇÃO EM 37 PACIENTES, PELA PRESENÇA DE TESTES POSITIVOS EM PACIENTES SEM RELATO PRÉVIO DE DOENÇA. O MAIOR RVDICE DE POSITIVIDADE SE CONCENTROU EM PACIENTES DE SEXO MASCULINO E DE IDADE AVANÇADA. OS RESULTADOS PERMITEM VALORIZAR A ESPOROTRICOSE COMO DOENÇA PROFISSIONAL E RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA DIFUSÃO DE MÉTODOS PREVENTIVOS.
Palavras-chave: ESPOROTRICINE, TESTE INTRADÉRMICO, DOENÇAS OCUPACIONAIS, ESPOROTRICOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841