Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 56 Número 3
Temas de atualização
Distribuição geográfica dos micetomas no Brasil
Geographic distribution of mycetoma in Brazil
CARLOS DA SILVA LACAZ1
1Diretor do Instituto de Medicina Tro¬pical de São Paulo
*Trabalho apresentado em Barquisimeto (Venezuela), par ocasião do Primer Simposio Internacional de Micetomas (24 a 27 de maio de 1978).*
Correspondência:
Carlos da Silva Lacaz
Rua José Maria Lisboa, 558 - 5° andar
01423 - São Paulo - SP
O AUTOR FAZ UM ESTUDO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS EUMICETOMAS E ACTINOMICETOMAS NO BRASIL, REFERINDO A CASUÍSTICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 1944 A JANEIRO DE 1978. BASEADO APENAS NO EXAME HISTOPATOLÓGICO, NUM TOTAL DE 154 CASOS, OCORRERAM 113 (73,38%) DE ACTINOMICETOMAS E 41 (26,62%) DE EUMICETOMAS. A LOCALIZAÇÃO NOS MEMBROS INFERIORES FOI A DOMINANTE NOS DOIS PROCESSOS, AO CONTRÁRIO DOS EUMICETOMAS, NA ACTINOMICOSE, EM ALGUNS CASOS OCORRERAM MANIFESTAÇÕES EM VÁRIOS ÓRGÃOS (PULMÕES, BEXIGA, INTESTINOS, RINS E CÉREBRO). SÃO REGISTRADAS AS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE EUMICETOS E ACTINOMICETOS AGENTES DE MICETOMAS, NO BRASIL, TAIS COMO O _PETRIELLIDIUM BOYDII_, _MADURELLA GRISEA_, VÁRIAS ESPÉCIES DE _CEPHALOSPORIUM (= ACREMONIUM)_ E _NOCARDIA BRASILIENSIS_, _NOCARDIA ASTEROIDES_, _ACTINOMADURA MADURAE_, _ACTINOMADURA PELLETIERI_ E _STREPTOMYCES PARAGUAYENSIS_.
Palavras-chave: ACTINOMICETOMAS, EUMICETOMAS, MICETOMAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841