Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 56 Número 3

Artigos originais

Doença auto-agressiva hansénica

Auto-aggressive hansenic disease


RUBEM DAVID AZULAY1


1 Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFRJ

*Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia (Chefe: R.D. Azulay), Hospital Universitário, Universidade Federal do Rio de Janeiro.*

Correspondência:
R.D. Azulay Avenida N.S. Copacabana, 978 - 14°and. 22060 - Rio de Janeiro - RJ

 

Resumo

O AUTOR CHAMA DOENÇA AUTO-AGRESSIVA HANSÊNICA A UM QUADRO PECULIAR, QUE OCORRE EM CASOS DE HANSENÍASE VIRCHOWIANA OU BORDERLINE, E QUE TEM AS CARACTERÍSTICAS GERAIS CLÍNICAS E IMUNOPATOLOGICAS DAS DOENÇAS SISTÊMICAS DE AUTO-AGRESSÃO. ENTRE AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DESTACA: FEBRE, ARTRALGIAS, EMAGRECIMENTO, LINFOADENOPATIA GENERALIZADA, LESÕES TIPO ERITEMA NODOSO E POLIMORFO, VASCULITE E NEFRITE, O QUADRO HUMORAL CARACTERIZA-SE PELOS SEGUINTES ACHADOS: PRESENÇA DE CÉLULA LE, TÍTULOS ELEVADOS DE FAN, DE IgG, IgA e IgM, ANTICORPOS ANTICÉLULAS GERMINATIVAS, ANTIPELE, ANTILIPÍDIO, FATOR REUMATÓIDE, PROTEÍNA C REATIVA, CRIOGLOBULINAS E OUTROS. SUA PATOGENIA ESTÁ LIGADA A UMA HIPERATIVIDADE DO LINFÓCITO B, ESTIMULADO PROVAVELMENTE POR COMPLEXOS DE ANTÍGENOS CONSTITUÍDOS PELO M. LEPRAE+”SELF” TECIDOS HUMANOS, COM PROVÁVEL DISFUNÇÃO DO LINFÓCITO T SUPRESSOR.

Palavras-chave: DOENÇAS DE AUTO-AGRESSÃO, IMUNOLOGIA, HANSENÍASE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações