Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 56 Número 3
Artigos originais
Doença auto-agressiva hansénica
Auto-aggressive hansenic disease
RUBEM DAVID AZULAY1
1 Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFRJ
*Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia (Chefe: R.D. Azulay), Hospital Universitário, Universidade Federal do Rio de Janeiro.*
Correspondência:
R.D. Azulay
Avenida N.S. Copacabana, 978 - 14°and.
22060 - Rio de Janeiro - RJ
O AUTOR CHAMA DOENÇA AUTO-AGRESSIVA HANSÊNICA A UM QUADRO PECULIAR, QUE OCORRE EM CASOS DE HANSENÍASE VIRCHOWIANA OU BORDERLINE, E QUE TEM AS CARACTERÍSTICAS GERAIS CLÍNICAS E IMUNOPATOLOGICAS DAS DOENÇAS SISTÊMICAS DE AUTO-AGRESSÃO. ENTRE AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DESTACA: FEBRE, ARTRALGIAS, EMAGRECIMENTO, LINFOADENOPATIA GENERALIZADA, LESÕES TIPO ERITEMA NODOSO E POLIMORFO, VASCULITE E NEFRITE, O QUADRO HUMORAL CARACTERIZA-SE PELOS SEGUINTES ACHADOS: PRESENÇA DE CÉLULA LE, TÍTULOS ELEVADOS DE FAN, DE IgG, IgA e IgM, ANTICORPOS ANTICÉLULAS GERMINATIVAS, ANTIPELE, ANTILIPÍDIO, FATOR REUMATÓIDE, PROTEÍNA C REATIVA, CRIOGLOBULINAS E OUTROS. SUA PATOGENIA ESTÁ LIGADA A UMA HIPERATIVIDADE DO LINFÓCITO B, ESTIMULADO PROVAVELMENTE POR COMPLEXOS DE ANTÍGENOS CONSTITUÍDOS PELO M. LEPRAE+”SELF” TECIDOS HUMANOS, COM PROVÁVEL DISFUNÇÃO DO LINFÓCITO T SUPRESSOR.
Palavras-chave: DOENÇAS DE AUTO-AGRESSÃO, IMUNOLOGIA, HANSENÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841