Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 6
Investigação
Identificação de espécies de Candida e susceptibilidade antifúngica in vitro: estudo de 100 pacientes com candidíases superficiais
Identification of Candida species and antifungal susceptibility in vitro: a study on 100 patients with superficial candidiasis
ELISETE ISABEL CROCCO1, LYCIA M. J. MIMICA2, LAURA H. MURAMATU3, CRISTINA GARCIA4, VALÉRIA MARIA DE SOUZA FRAMIL5, LIGIA RANGEL BARBOZA RUIZ6, CLARISSE ZAITZ7
1Médica em especialização em Dermatologia pela Clínica de Dermatologia - Departamento de Medicina - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
2Professora assistente do Serviço de Microbiologia - Departamento de Patologia - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
3Biomédica da Clínica de Dermatologia - Departamento de Medicina - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
4Biomédica do Serviço de Microbiologia - Departamento de Patologia - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
5Médica assistente do setor de doenças infecciosas da Clínica de Dermatologia - Departamento de Medicina - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
6Médica voluntária do setor de doenças infecciosas da Clínica de Dermatologia - Departamento de Medicina - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
7Professora adjunta responsável pelo setor de doenças infecciosas da Clínica de Dermatologia - Departamento de Medicina - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Recebido em 27.01.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.10.2004. Trabalho realizado no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Projeto financiado pela Fapesp. Processo 99/06792-7 – Outubro de 1999 a setembro de 2001.
Correspondência:
Elisete I. Crocco
Clínica de Dermatologia - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Dr. Cesário Motta JR, 112 - Edifício Conde de Lara — 5º andar — Vila Buarque
São Paulo SP 01221-020
Tel: (11) 32267240
"E-mail":elicrocco@uol.com.br
*Fundamento:* Leveduras do gênero _Candida_ determinam colonização, infecções superficiais e infecções sistêmicas em imunodeprimidos. As várias apresentações da doença levam à necessidade de utilizar diferentes métodos diagnósticos e tratamentos. *Objetivos:* Diferenciar as espécies de _Candida_ e correlacioná-las com as regiões anatômicas. Avaliar a susceptibilidade a cetoconazol, fluconazol, itraconazol e anfotericina B. *Métodos:* Foram avaliados 100 pacientes imunocompetentes com candidíase cutânea ou mucosa atendidos na Santa Casa de S. Paulo entre maio de 1999 e julho de 2001. Correlacionou-se a região acometida e a espécie de Candida, isolada através técnica CHROMagar _Candida_. Avaliou-se a susceptibilidade das espécies a cetoconazol, fluconazol, itraconazol e anfotericina B, através do Etest. *Resultados:* _C. albicans_ foi isolada em 76,0% dos materiais, _C. krusei_ em 19% e _C. tropicalis_ em 1%. Não houve correlação significante entre a região acometida e as espécies. A maioria das amostras mostrou susceptibilidade aos antifúngicos. *Conclusão:* _C. albicans_ foi a espécie mais observada. A maioria das amostras de _Candida_ mostrou-se susceptível aos antifúngicos.
Palavras-chave: CANDIDA ALBICANS, CANDIDA TROPICALIS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841