Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 2
Investigação
Estudo comparativo entre vitiligo, nevo halo e lúpus eritematoso vitiligóide por meio de métodos imunológicos, histológicos e imuno-histoquímicos
Comparative study of vitiligo, halo nevus, and vitiligoid variant of lupus erythematosus by immunological, histological, and immunohistochemical methods
LUIZ GONZAGA DE CASTRO E SOUZA FILHO1, EVANDRO ARARIGBOIA RIVITTI2, LUCY M. MIYAUCHI3, MIRIAN NACAGAMI SOTTO4, DURVANEI A. MARIA5, SHIGUEKO S. T. PUEJO6, VENÂNCIO A. F. ALVES7
1Professor adjunto da Disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (PE)
2Professor titular do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (SP)
3Bióloga do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (in memoriam) (SP)
4Professora adjunta do Departamento de Anatomia Patológica da Universidade de São Paulo (SP)
5Técnico do Laboratório de Investigação em Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP)
6Técnica do Laboratório de Cultura Celular da Disciplina de Oncologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (SP)
7Professor adjunto do Departamento de Anatomia Patológica da Universidade de São Paulo (SP)
Recebido em 03.05.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.02.2005. Trabalho realizado na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP).
Correspondência:
Luiz Gonzaga de Castro e Souza Filho
Rua Virgílio Mota, 128 - Parnamirim
Recife PE
CEP 52060-582
Tel/fax: (81) 32685108
(81) 88763070
"E-mail 1":luizgonzagadecastro@hotmail.com
"E-mail 2":lgonzaga@ufpe.br
*Fundamentos:* O estudo compara o vitiligo, o nevo halo (NH) e lúpus eritematoso vitiligóide (LEV) do ponto de vista imunológico, histológico e histoquímico. *Objetivos:* Avaliar diferenças imuno-histoquímicas entre essas doenças e investigar se a despigmentação do LEV deve-se à destruição pós-inflamatória ou à agressão imunológica aos melanócitos. *Métodos:* Foram avaliados 20 pacientes com vitiligo, 17 com vitiligo e NH, cinco com NH isolado e 15 com LEV. Detecção de anticorpos: IF direta e indireta com células névicas e de melanoma. Citotoxicidade: atividade NK contra células de melanoma. Estudo anátomo-histoquímico: exame histológico com hematoxilina e eosina, Fontana-Masson, Dopa e Dopa mais prata (D+P) e exame histoquímico com proteína S-100. *Resultados:* Doentes com vitiligo, NH e LEV apresentaram anticorpos antimelanócitos. Tanto no vitiligo e NH, como no LEV, demonstrou-se a presença de fatores de risco favorecedores da citotoxicidade celular. A coloração com D+P foi superior às colorações tradicionais e à proteína S-100 na detecção de melanócitos e melanina nas lesões de vitiligo, NH e LEV. *Conclusões:* Demonstrou-se a existência de anticorpos antimelanócitos no vitiligo e NH. É possível que a despigmentação no LEV se deva a fenômenos imunológicos semelhantes aos do vitiligo e NH. A detecção de melanócitos nas lesões de vitiligo sugere mais inibição funcional do que destruição dessas células.
Palavras-chave: ALERGIA E IMUNOLOGIA, LUPUS, NEVO PIGMENTADO, VITILIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841