Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 3
Artigo de revisão
Papel das células T reguladoras no desenvolvimento de dermatoses
Role of regulatory T cells in the development of skin diseases
JOSÉ HERMÊNIO CAVALCANTE LIMA FILHO1
1Dermatologista, Alergista e Imunologista Clínico, Doutor em Imunologia, Professor Adjunto IV da disciplina de Imunologia Clínica e Alergia, do Departamento de Patologia; Médico e membro do Serviço de Dermatologia e do Núcleo de Pesquisas em Imunodermatologia e Imunologia Clínica da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba (PR), Brasil.
Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia – SAM4, Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Lima HC. Papel das células T reguladoras no desenvolvimento de dermatoses. An Bras Dermatol. 2006;81(3):269-81.
Correspondência:
Hermênio Cavalcante Lima
Rua XV de Novembro, 1206 Apto. 2501
80060-000 - Curitiba - PR
Tel.: (41) 3362-3526 / Fax: (41) 332-1411
"E-mail":mailto:hclima@ufpr.br
Células T, em particular as células T CD4+, têm sido associadas a muitos aspectos das doenças de pele. A evidência atual sugere, porém, que o papel dos linfócitos T CD4+ no desenvolvimento de inflamação cutânea excede o de ativador pró-inflamatório das células T de ação que dirigem a resposta imune. Subtipos de células T com capacidade reguladora, tais como Tregs CD4+CD25+high, têm sido identificadas. Observações recentes sugerem que em algumas doenças da pele a função dessas células está modificada. Portanto, o desenvolvimento e a função de Tregs na dermatologia são atualmente um tópico atraente devido a sua importância no controle da resposta do sistema imune contra tumores e doenças infecciosas, bem como inibindo o desenvolvimento de auto-imunidade e alergia. Assim, mecanismos reguladores defeituosos podem permitir a quebra da tolerância imune periférica seguida por inflamação crônica e doença. Detalham-se as anormalidades funcionais e a contribuição de diferentes subtipos de células T reguladoras no desenvolvimento de doenças dermatológicas nesta revisão. Acentuam-se os possíveis alvos terapêuticos e as modificações dos T reguladores causados por imunomoduladores usados no campo da dermatologia.
Palavras-chave: LINFÓCITOS T SUPRESSORES-INDUTORES, DERMATOLOGIA, DERMATOPATIAS, LINFÓCITOS T, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841