Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 3
Caso Clínico
Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem – Relato de caso e revisão da literatura
Oral squamous cell carcinoma in a young patient – Case report and literature review
SILVIO K. HIROTA1, DANTE ANTONIO MIGLIARI2, NORBERTO N. SUGAYA3
1Doutorando em Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.
2Docente da Disciplina de Semiologia e Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
3Docente da Disciplina de Semiologia e Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 11.08.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.05.2006. Trabalho realizado na Universidade de São Paulo - USP - Campus São Paulo, (SP). Paciente atendida e em acompanhamento clínico no ambulatório da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Hirota SK, Migliari DA, Sugaya NN. Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem – Relato de caso e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2006;81(3):251-4.
Correspondência:
Norberto N. Sugaya
Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Depto de Estomatologia - Disc. de Semiologia Oral
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária
05508-900 - São Paulo - SP
Tel./Fax: (11) 3091-7883
"E-mail":mailto:nnsugaya@usp.br
O carcinoma epidermóide constitui a neoplasia maligna mais comum da boca, afetando principalmente indivíduos com mais de 50 anos. Sua ocorrência em jovens, com idade inferior a 40 anos, é rara (1 a 6% dos casos). Descreve-se um caso de carcinoma epidermóide acometendo dorso e borda da língua, classificado como T2N1M0 (estádio III), em paciente do sexo feminino, leucoderma, 25 anos, não-fumante e não-etilista. A apresentação inicial do caso era de ulceração profunda com dor intensa. Fatores predisponentes locais e gerais, diagnóstico diferencial e prognóstico são discutidos, bem como a revisão da literatura referente a diversos aspectos do carcinoma epidermóide em jovens.
Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CONDIÇÕES PRÉ-CANCEROSAS, NEOPLASIAS DA LÍNGUA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841