Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 3
Investigação
Micoses superficiais na cidade de Manaus, AM, entre março e novembro/2003
Superficial mycoses in the City of Manaus/AM between March and November/2003
JOSÉ AUGUSTO ALMENDROS DE OLIVEIRA1, JACQUELINE DE AGUIAR BARROS2, ANA CLÁUDIA ALVES CORTÊZ3, JULIANA SARMENTO ROCHA LEAL DE OLIVEIRA4
1Pesquisador Titular - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA - Manaus (AM), Brasil.
2Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - PIBIC/INPA/FAPEAM - Centro Universitário Nilton Lins - Manaus (AM), Brasil.
3Técnico Especializado - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA - Manaus (AM), Brasil.
4Professor de Farmacêutica-Bioquímica - Manaus (AM), Brasil.
Recebido em 14.09.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.04.2006. Trabalho realizado no Laboratório de Micologia Médica - Coordenadoria de Pesquisas em Ciências da Saúde - CPCS - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - CPCS-INPA - Manaus (AM), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Oliveira JAA, Barros JA, Cortez ACA, Oliveira JSRL. Micoses Superficiais na Cidade de Manaus / AM, entre Março e Novembro/2003. An Bras Dermatol. 2006;81(3):238-43.
Correspondência:
José Augusto Almendros de Oliveira
Av. André Araújo, nº 2936, Bairro Aleixo
69060-001 - Manaus - AM
Tel.: (92) 3643-3056 / Fax: (92) 3643-3055
"E-mail":mailto:almendro@inpa.gov.br
*Fundamentos:* Micoses superficiais estritas são infecções fúngicas que se localizam nas camadas superficiais da pele e seus anexos. As micoses superficiais cutâneas representadas pelas dermatofitoses e candidíases podem ultrapassar a camada córnea da pele. Na região amazônica possuem incidência elevada. *Objetivos:* Estudar as micoses superficiais, estritas e cutâneas, diagnosticadas sob o ponto de vista epidemiológico e micológico. *Pacientes e Métodos:* Pacientes com suspeita clínica de micoses superficiais submetidos a exame micológico no período de março a novembro de 2003 no Laboratório de Micologia Médica/CPCS/INPA. *Resultados:* Foram realizados 394 exames, tendo 256 apresentado diagnóstico positivo. As micoses mais incidentes foram onicomicoses (135) e pitiríase versicolor (98). Malassezia spp. (77) e Candida spp. (72) foram os agentes fúngicos mais isolados. Tinea capitis apresentou maior ocorrência nos pré-escolares (3), e onicomicoses em adultos (94). O sexo feminino foi o mais acometido (91). Todas as classes sociais foram infectadas, com predominância da C (37). *Conclusão:* Onicomicoses e pitiríase versicolor acometeram sobretudo adultos. A tinea capitis ocorre principalmente, em crianças. As micoses superficiais apresentaram mais incidentes nas mulheres. Malassezia spp. e Candida spp. foram os agentes mais isolados.
Palavras-chave: FUNGOS, INCIDÊNCIA, MICOSES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841