Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 3
Investigação
Dermatite esfoliativa: estudo clínico-etiológico de 58 casos
Exfoliative dermatitis: clinical and etiologic study of 58 cases
ROGÉRIO NABOR KONDO1, AIRTON DOS SANTOS GON2, LORIVALDO MINELLI3, MAURO FILGUEIRAS MENDES4, RUBENS PONTELLO4
1Médico Residente de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
2Dermatologista, Mestre em Dermatologia e Professor-assistente de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
3Dermatologista, Doutor em Dermatologia e Professor Adjunto de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
4Dermatologista e Professor Adjunto de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
Recebido em 21.12.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.04.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Kondo RN, Gon AS, Minelli L, Mendes MF, Pontello R. Dermatite esfoliativa: estudo clínico-etiológico de 58 casos. An Bras Dermatol. 2006;81(3):233-7.
Correspondência:
Rogério Nabor Kondo
Rua Presidente Gaspar Dutra, 94 – Jd. Alto da Boa Vista
86600-000 – Rolândia - PR
Tel: (43) 3256-9415 / Fax: (43) 3258-1685
"E-mail":mailto:rkondo@onda.com.br
*Fundamento:* Dermatite esfoliativa é síndrome cutânea caracterizada por eritema e descamação generalizados, que pode ser conseqüente ou estar associada a várias doenças dermatológicas prévias, doenças sistêmicas ou reações medicamentosas. *Objetivos:* Relatar a freqüência das diferentes causas e características clínicas associadas à dermatite esfoliativa nos pacientes atendidos no Setor de Dermatologia do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina. *Métodos:* Foram revisados os registros de pacientes com diagnóstico de dermatite esfoliativa diagnosticados no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná no período de 10 anos. *Resultados:* Foi encontrado o total de 58 pacientes com diagnóstico de dermatite esfoliativa, com idade média de 56,89 anos. Em 33 pacientes, foi definida uma dermatose como causa (psoríase, 11 casos; dermatite de contato, nove casos; eritrodermia ictiosiforme congênita, três casos; dermatite seborréica, cinco casos; dermatite atópica, três casos; pitiríase rubra pilar, dois casos). Reações a drogas foram observadas em 11 pacientes. Em 14 casos (24%) não foi possível determinar a causa básica. *Conclusões:* Numa amostra de pacientes atendidos num serviço de referência em dermatologia, a dermatite esfoliativa foi ocorrência pouco comum, e a maior parte dos casos estava relacionada a doenças dermatológicas.
Palavras-chave: DERMATITE ESFOLIATIVA, ERITEMA, ERUPÇÃO POR DROGA, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841