Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 6
Investigação
Expressão das citoceratinas em dermatoses infecto-parasitárias associadas à hiperplasia epidérmica
Expression of the cytokeratins in infectious and parasitic skin diseases associated with epidermal hyperplasia
MARIA CHRISTINA M. NOGUEIRA CASTAÑON1, TULLIA CUZZI MAYA2, RENÉ GARRIDO NEVES3
1Professsora Adjunta - Departamento de Morfologia , UFJF, MG.
2Professora Adjunta, Departamento de Patologia, UFRJ, RJ.
3Professor Titular, UFRJ, RJ.
Recebido em 07.07.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.08.2004. Trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação em Dermatologia, HUCFF/Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.
Correspondência:
Maria Christina Marques Nogueira-Castañon
Rua Florival Cherem Cruzeiro 300 - Serro Azul
36036-390 Juiz de Fora MG
Telefone: (32) 3235-6650
"E-mail":castañon@terra.com.br
*Fundamentos:* As citoceratinas(C) são as proteínas estruturais mais importantes das células epiteliais e exibem a maior heterogeneidade dentre todas as proteínas dos filamentos intermediários. Seu estudo através de imunomarcação possibilita a análise estrutural do citoesqueleto em vários afecções neoplásicas e inflamatórias. Objetivos: Verificar o padrão imuno-histoquímico da expressão das citoceratinas na epiderme de doenças infecto-parasitárias associadas à hiperplasia escamosa. *Métodos:* Cortes histológicos obtidos de tecidos pré-fixados e incluidos em parafina à partir de lesões de cromomicose, paracoccidioidomicose, leishmaniose e condiloma acuminado foram marcados com os anticorpos DEK10, LL025, LL002 e AE1 pela técnica de imunoperoxidase (avidina-biotina). *Resultados:* A análise de áreas com intensidade variável de hiperplasia epidérmica presentes nos fragmentos mostrou exclusivamente e/ou predominantemente nas quatro doenças: ausência de expressão da C10 nas áreas de hiperplasia intensa e retardo da expressão nas áreas de hiperplasia moderada e/ou ausente; padrão suprabasal de marcação para a C16 independentemente do grau de hiperplasia como também, liberação de epítopos suprabasais para os marcadores LL002 (C14) e AE1 (C10,14,16,19). *Conclusões:* As modificações indicam que, independentemente da natureza do agente etiológico e do grau de hiperplasia presente, ocorrem alterações na diferenciação e proliferação do ceratinócito.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841