Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 49 Número 4

Artigos originais

Contribuição ao estudo do problema da carcinomatose cutânea


C. CHIAFFITELLI1


11959-1964 - Unidade de Dermatologia. Instituto Nacional do Câncer - Rio de Janeiro, 1964-1972 - Assessor de Oncologia Dermatológica. Instituto de Oncologia. Montevidéu, 1971 - Chefe do Centro de Oncologia e Radioterapia da Santa Casa de Rio Grande.

Correspondência:
Cézar Chiafitelli Centro de Oncologia e Radioterapia da Santa Casa de Rio Grande Rio Grande do Sul - Brasil.

 

Resumo

No período compreendido entre os anos 1959-1972, no Instituto Nacional do Cancer do Rio de Janeiro e no Instituto de Oncologia de Montevideo foram feitas tentativas de abordar o problema da carcinomatose cutânea através de experiências terapêuticas não convencionais. A filosofia do autor foi abordar simultaneamente a pré-epiteliomatose cutânea e os carcinomas clinicamente evidentes como uma única entidade. Por conseguinte se utilizaram métodos que fossem efetivos tanto para focos latentes de neoplasia quanto para carcinomas francos. Se obtiveram resultados promissores com o 5-FU (cinco Fluoro-Uracil) a 5% e com a tintura de Podofilina nas lesões PRÉ-EPITELIOMATOSAS e em tipos essenciais de NEOPLASIAS isoladas. Experimentalmente, através de uma combinação de Radioterapia e Quimioterapia casos de carcinoma cutâneo foram resolvidos satisfatoriamente sem sequelas post terapêuticas.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações