Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 49 Número 3
Artigos originais
Importância do cito-diagnóstico na prática dermatológica
CARLOS CLEY COELHO1, ANTONIO DE SOUZA MARQUES2, CARLOS EDUARDO DE V. SERPA3, WILSON MARQUES DE ABREU4
1Aluno da Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da U.F.RJ. Bolsista da C.C.T.P.M. da Universidade Federal do Espírito Santo.
2Prof. Adjunto da F.M. da U.F.R.J., Serviços dos Profs. F. E. Rabello e Sylvio Fraga - Responsável pelo Setor da Histopatologia Cutânea.
3Prof. Assistente da F.M. da U.F.RJ, Serviços dos Profs. F. E. Rabello e Sylvio Fraga - Coordenador de Pesquisa da Pós-Graduação em Dermatologia da F.M. da U.F.RJ.
4Prof. convidado da Pós-Graduação em Dermatologia da F.M. da U.F.RJ. - Responsavel pelo Setor da Citologia Cutânea.
*Trabalho apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Dermatologia (Prêmio Eduardo Rabello)1974.*
Correspondência:
Carlos Cley Coelho
Clínica Dermatológica
Ed. .Buaiz - 9° andar
Vitória – ES
Foram submetidos ao citodiagnóstico (esfregaço e imprint), 100 pacientes portadores de dermatoses vesico-bolbosas e tumorais. Os resultados obtidos foram comparados com os achados clínicos e histopatológicos. Nossos estudos revelaram: 1) Ser o mesmo um ótimo método diagnóstico auxiliar para os Pênfigos, o Herpes, o Zoster, a Varicela, o Molusco Contagioso, Epitelioma Basalióide e em menor grau a Ceratose Actínica, Morbus Bowen e Epitelioma Epidermóide 2) Que o aspecto celular fornecido pela “imprint” de tumores dérmicos é muito superior ao fornecido pela histopatologia, abrindo amplas possibilidades para o diagnóstico e classificação das hematodermias.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841