Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 48 Número 4
Artigos originais
Contribuição ao estudo da estrutura da membrana basal de glândulas sudoríparas écrinas
GERSON COTTA PEREIRA1, SÉRGIO BITTENCOURT SAMPAIO2
1Docente-Livre de Histologia e Embriologia da U.F.R.J. e Professor Titular Interino da Faculdade de Ciências Médicas da U.E.G.
2Auxiliar de Ensino do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da U.F.RJ.
*Trabalho realizado no Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da U.F.R.J. e no Instituto de Biofísica da U.F.R.J.*
Correspondência:
Gerson Cotta-Pereira
Departamento de Histologia e Embriologia Instituto de Ciências Biomédicas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ilha do Fundão - 20.000 GB.
Os autores aplicaram, em cortes histológicos de pele humana normal, métodos de coloração para evidenciar fibras dos sistemas elástico e colágeno, ao nível da membrana basal de glândulas sudoríparas écrinas. Constataram que a membrana basal do adenômero compõe-se de dois planos: o interno apresenta afinidade pelo PAS, argirofilia e cora-se pelo van Gieson semelhantemente ao colágeno (quando se usa a associação resorcina-fucsina + van Gieson); o externo é constituído de fibras elaunínicas dispostas em anéis paralelos conectados por fibras mais delgadas e circundando as porções secretoras. Quanto ao canal excretor, os resultados diferiram, pois observaram-se fibras elásticas no plano externo.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841