Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 5
Comunicação
Carcinoma verrucoso: uma variante clínico-histopatológica do carcinoma espinocelular
Verrucous carcinoma: a clinical-histopathologic variant of squamous cell carcinoma
MAURÍCIO ZANINI RIBEIRO1, CLAUDIO WULKAN2, FRANCISCO MACEDO PASCHOAL3, MARISA HOMEM DE MELLO MACIEL3, CARLOS D'APPARECIDA S. MACHADO FILHO4
1Especialista em Dermatologia. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Monitor em Cirurgia Dermatológica e Dermatocosmetologia.
2Especialista em Dermatologia.
3Professor Assistente de Dermatologia. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
4Chefe interino da disciplina de Dermatologia. Doutor em Dermatologia. Diretor do departamento de Cirurgia Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Recebido em 05.06.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.09.2003. Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia Prof. Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal - Faculdade de Medicina do ABC, Santo André/SP.
Correspondência:
Maurício Zanini
Rua Elsa Odebrecht, 538
89021-120 Blumenau SC
Tel.: (47) 326-4458
"E-mail":drzanini@ig.com.br
O carcinoma verrucoso é uma rara e indolente forma do carcinoma espinocelular descrita por Ackerman em 1948. Sua localização preferencial é a cavidade oral. Clinicamente manifesta-se como lesão verrucosa, de progressivo e lento crescimento e bom prognóstico. O tratamento de escolha é a exérese cirúrgica, devendo o paciente ser regularmente acompanhado devido ao risco de recorrências.
Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS/DIAGNÓSTICO, CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS/PATOLOGIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841