Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 48 Número 2
Artigos originais
Tratamento e cura da cromomicose pela 5-fluorocitosina
CID FERREIRA LOPES1
1Professor Adjunto da Universidade de Minas Gerais e Chefe de Clínica Dermatológica, da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, MG.
Correspondência:
Cid Ferreira Lopes
Rua Cláudio Manoel, 769, apart. 203
Belo Horizonte, MG - 30.000
Brasil
O autor lembra que a cromomicose era considerada incurável até recentemente e que os tratamentos até então tentados eram infrutíferos. Afirma que a terapêutica da doença transformou-se completamente com o advento da 5-fluorocitosina, dizendo ser o medicamento mais ativa contra essa micose e sem qualquer toxicidade. Adianta ser a única droga que já proporcionou casos de cura controlada com exames clínicos, micológico e histológico. Reivindica para Lopes e cols. a prioridade no emprego desse medicamento na cromomicose, mencionando seus métodos de controle do tratamento, normas rigorosas para critério de cura e realização de testes de suscetibilidade "in vitro" à droga, com amostras isoladas de doentes em tratamento. Afirma que esses autores foram os primeiros a constatar o fenômeno da resistência "in vivo" e "in vitro" à 5-fluorocitosina, ocorrido em cinco pacientes. Defende a prioridade das pesquisas para Lopes e cols., mostrando que seus trabalhos são anteriores aos de Gonzalez-Ochoa, no México, e de Silva, no Brasil.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841