Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 48 Número 2
Artigos originais
Contribuição ao estudo de males perfurantes plantares bilaterais na infância em um caso suspeito de hanseníase
JOEL TEIXEIRA COELHO1
1Da Clínica Dermatológica da UFMG.
Resumo publicado no Boletim do IX Congresso Internacional de Lepra (Londres), com autorização para publicação do texto completo em revista especializada.
Correspondência:
Joel Teixeira Coelho
Rua Sergipe, 12, apart. 801
Belo Horizonte - Minas Gerais
É apresentado um caso de espinha bífida e malformações medulares, no qual foi constatada a presença de males perfurantes plantares bilaterais, aspecto ainda não citado na literatura compulsada sobre o assunto. Em prosseguimento, faz referências sobre a presença no mesmo paciente, nos joelhos, cotovelos e áreas circunvizinhas, de manchas pardacentas e hiperceratósicas, cujo exame anátomo-patológico revelou tratarse de nevo epidérmico ou nevo duro de Unna. Posto que semelhante fato possa ser considerado como simples intercorrência, admite o autor, citando vários observadores que tiveram a sua atenção voltada para o assunto, que os distúrbios hiperceratósicos, apresentados pelo doente, mantém possíveis relações com as malformações vertebrais e medulares, enumeradas na observação em apreço. Comenta em seguida o diagnóstico diferencial entre o caso apresentado e a hanseníase, citando a respeito a opinião de alguns autores, e termina considerando de real importância a realização de vários exames complementares, e, principalmente, do exame radiológico da coluna vertebral que, em última análise, dirime todas as dúvidas existentes. O trabalho é documentado com fotografias, microfotografias e slides, mostrando aspectos e sintomas da referida observação.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841