Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 48 Número 1
Artigos originais
Ictiose linear circunflexa - Suas relações com a ictiose vulgar.
GUILHERME VILLELA CURBAN1
1Docente Livre de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Faculdade de Medicina da Univ. São Paulo. Médico do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do Hospital das Clínicas - Divisão do Hospital das Clínicas - Divisão Dermatologia (Serviço do Prof. S.A.P. Sampaio).
Correspondência:
Guilherme V. Curban
Departamento Dermatologia
Hospital das Clínicas
S. Paulo.
No presente trabalho, é estudado um caso de Ictiose linear circunflexa, ocorrendo em um paciente, brasileiro, branco, operário, de 49 anos, cujos filhos - 2 moças, de 21 e 15 anos, brancas, solteiras e um menino, de 4 anos - eram afetados de Ictiose Vulgar. A incidência de Ictiose linear circunflexa e de Ictiose Vulgar era membros de uma mesma família, já registrada por Schneider e Col., leva a discutir as possíveis relações itiopatogênicas entre ambas as infecções. Nos dados da família aqui estudada, não há elementos suficientes para esclarecer se 2, coexistência de Ictiose Linear Circunflexa e Ictiose Vulgar resultava de variações individuais por diferenças de expressividade, de herança intermediária ou de Zigosidade ou se, ao contrário, trata-se de entidades mórbidas diversas, determinadas por genes diferentes segregando independentemente, parecendo esta última hipótese a mais plausível. As prassíveïs relações entre a lctiose Linear Circunflexa e as demais afecções do grupo das Ictioses permanece em aberto.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841