Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 48 Número 1
Artigos originais
Nevoxantoendotelioma – Associação com a doença de Von Reckling-Hausen
CLOVIS BOPP1, LUCIO BAKOS2, BERNARDO KOSMINSKY2
1Professor Titular de Dermatologia - U.F.R.G. Sul - Porto Alegre.
2Auxiliar de Ensino - U.F.R.G. Sul - Porto Alegre.
Correspondência:
Dr. Clovis Bopp - Rua D. Pedro II nº 1058 - P. Alegre.
Dr. Lucio Bakps - Rua Garibaldi 1033 ap. 304 - P. Alegre.
Dr. Bernardo Kominsly - Rua Felipe Camarão 567 aptº 320 - P. Alegre.
Dois casos de nevoxanto-endotelioma associado à doença de Von Recklinghausen são apresentados. Tal associação tem sido relatada com freqüência crescente na literatura médica mundial. Ambos os pacientes apresentavam lesões xantomatosas associadas a manchas "café-com-leite". Do ponto de vista genético, a avó materna do primeiro paciente mostrava um quadro típico de neurofibromatose; a sua mãe e três dos seus tios tinham manchas pigmentadas. A mãe e o avó do segundo paciente mostravam manchas semelhantes. A história natural da doença é também discutida. O nevoxanto-endotelioma, via de regra, é limitado à pele e tende a desaparecer em poucas anos. Em alguns casos, entretanto, registrou-se a poralaténcia da doença até a idade adulta e outros mostraram acometimento visceral - principalmente pulmonar, ósseo, testicular e ocular. Na patogenia destas duas entidades, deve-se admitir uma predisposlçao especial da doença de Von Recklinghausen a estimular a atividade lipofágica do histiócito, levando a um quadro histológico xantomatoso Tal associação também é explicada por alguns autores pela possibilidade de uma determinação genética através de "tocos" próximos no mapa cromossomial de tal modo que, numa mutação, um pudesse "transportar" o outro em oportunidades especiais.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841