Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 5
Caso Clínico
Melanoma do aparelho ungueal
Nail apparatus melanoma
IGNEZ REGINA DOS SANTOS M. MENDONÇA1, BERNARD KAWA KAC2, RENATA TEIXEIRA DA SILVA3, LETÍCIA PEREIRA SPINELLI3, RENATA RODRIGUES OROFINO3, JANINE RIBEIRO FRANÇA DE ANDRADE3
1Especialista em Dermatologia. Chefe do Centro de Estudo da Unha do Instituto de Dermatologia da Santa Casa-RJ.
2Chefe do Setor de Histopatologia do Instituto de Dermatologia da Santa Casa- RJ.
3Alunos do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia.
Recebido em 05.12.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.09.2003. Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia R D Azulay; Centro de Estudo da Unha - Céu; Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Correspondência:
Ignez Regina dos Santos Muri Mendonça
Rua Dona Mariana, 136/ 204 - Botafogo
22280-020 Rio de Janeiro RJ
Tel./Fax: (21) 2538-0049
"E-mail":ignezmendonca@superig.com.br
O melanoma do aparelho ungueal é apresentação relativamente rara dessa neoplasia, muitas vezes diagnosticada como nevo juncional, hematoma subungueal ou mesmo onicomicose. Esse fato leva a um atraso no diagnóstico e, conseqüentemente, na instituição da terapêutica específica, contribuindo para agravar o prognóstico de uma doença que por si só já é muito agressiva. Os autores relatam um caso de melanoma no primeiro quirodáctilo esquerdo de uma paciente negra com evolução de um ano, ressaltando a importância de avaliar certos critérios clínicos para obter o diagnóstico em fases mais precoces da doença.
Palavras-chave: MELANOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841