Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 47 Número 2
Artigos originais
Contribuição ao estudo da elastose actinica; alterações das fibras oxitalânicas e elaunínicas
SÉRGIO BITTENCOURT SAMPAIO1, GERSON COTTA PEREIRA2, ANTONIO DE SOUZA MARQUES3
1Auxiliar de Ensino do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da. U.F.R.J.
2Docente-Livre em Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da U.F.R.J.
3Docente-Livre em Dermatologia da Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Faculdade de Medicina da U.F.R.J.
Trabalho realizado no Laboratório de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da U.F.R.J., com o auxílio da Clinica Dormatológica e Sifilográfica da Faculdade de Medicina (Serviço dos Profs. F. E. Rabello e Sylvio Fraga).
Correspondência:
Sérgio Bittencourt Sampaio
Rua Paissandu, 146 Apto. 803.
Rio de Janeiro - GB.
Os autores aplicaram vários métodos de coloração para evidenciar as fibras oxitalânicas, elaunínicas e elásticas em cortes histológicos de pele de várias regiões do corpo (face, pescoço, antebraço e dorso da mão) de indivíduos normais ou portadores de elastose actínica, cujas idades variavam de 14 a 77 anos. Na derme de individuos normais, observou-se três planos de fibras, constituindo um único sistema interligado: o plano mais profundo era formado de fibras elásticas; o intermediário, de fibras elaunínicas e o mais superficial, de fibras oxitalânicas. Nos indivíduos portadores de elastose actínica, verificou-se, em relação direta com o grau de acometimento das fibras elásticas, que as fibras oxitalânicas e elaunínicas sofrem alterações que predecem e acompanham as degenerações das fibras elásticas. A seqüência do processo degenerativo é semelhante nesses três tipos de fibras: contorno irregular, espesamento rodular, fragmentação e desaparecimento total da fibra (no caso das oxitalânicas e elaunínicas). Foi sugerido que, provavelmente, a degeneração das fibras oxitalânicas e elaunínicas contribui para a formação de material amorfo que ocupa a derme superior nos casos mais avançados de elastose.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841