Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 47 Número 1
Artigos originais
Importância do seguimento ambulatorial na redução da letalidade do pênfigo foliáceo sul-americano
NELSON GUIMARÃES PROENÇA1, J. ARANHA CAMPOS2
1Médico do Hospital Adhemar de Barros
2Diretor do Hospital Adhemar de Barros
Trabalho realizado no Hospital Adhemar de Barros (Ex-Serviço do Pênfigo Foliáceo). São Paulo, Brasil. Apesentado à Secção Estadual de São Paulo, Brasil; da Socidade Brasileira de Dermatologia, em 18-12-1971
Correspondência:
Nelson Proença
Rua Dr. Cesar, 62 - conj. 23
São Paulo - SP
Foi analisada a letalidade entre doentes de pênfigo, a partir dos 2228 fichamentos feitos no Hospital especializado de São Paulo, desde 27-8-1940 data de sua fundação, até 15-12-1971. E’ posto em, destaque o grande avanço representado pela introdução do tratamento com corticosteróides, mas é também salientada a decisiva importãncia representada pelo seguimento ambulatorial dos doentes por tempo indeterminado. Na casuística do referido Hospital, foi somente após a instituição des¬se seguimento ambulatorial que se conseguiu uma, redução realmente satisfatória do índice de letalidade. Este, que chegou a 66,9 por 109 novos fichamentos (1945), é atualmente de 2-4 por 100 (1969-1971).
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841