Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 47 Número 1
Artigos originais
Resultados inicias com clofazimina no tratamento da Hanseníase
DILTOR VLADIMIR A. OPROMOLLA1, D. DALPINO1, CLAUDIO JOAQUIM SAMPAIO TONELLO1, RAUL NEGRÃO FLEURY2, J. B. B. NETO3
1Dermatologistas do Hospital Aimorés - Baurú - Estado de São Paulo - Brasil
2Anátomo Patologista do Hospital Aimorés - Bauru - Estado de São Paulo - Brasil
3Patologista Clínico do Hospital Aimorés - Bauru - Estado de São Paulo - Brasil
Lampren, B. 663, G. 30.320 da Ciba-Geiby Trabalho realizado no Hospital Aimorés - Baurú - Estado de São Paulo e apresentado na mesa redonda sobre Terapêutica da Lepra, patrocinada pelo Laboratório Ciba-Geigy, V Jornada de Leprologia, setembro de 1971
Correspondência:
Diltor V.A. Opromolla
Rua Gustavo Maciel, 10-64
São Paulo - SP
Os autores trataram com clofazimina, 25 pacientes de forma lepromatosa, dos quais 17 eram virgens de tratamento e 8 já haviam sido tratados anteriormente por outras drogas; a dose diária foi de 300 mgr de clofazimina; o período de observação variou entre 2 e 8 meses. Os autores verificaram em todos os pacientes, melhoras iniciais acentuadas que se intensificaram progressivamente, à semelhança do que ocorre com as sulfo,nas; os resultados baciloscópicos foram bastante satisfatórios confirmando os resultados clínicos. Pigmentação e estado xerodérmico foram observados nos pacientes. Os autores ainda não dispõem de dados que lhes permitam opinar sobre a ação do medicamento em relação ao eritema nodoso leproso.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841