Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 47 Número 1

Artigos originais

Investigação sobre os efeitos da clofazimina na Hanseníase


CLOVIS BOPP1, ROBERTO LOPES GERVINI2, CESAR DUÍLIO VAREJÃO BERNARDI2, BERNARDO KOSMINSKY2


1Professor Titular de Dermatologia. Faculdade de Medicina de Porto Alegre, UFRGS
2Professor Auxiliar de Dermatologia. Faculdade de Medicina de Porto Alegre UFRGS

Lampren, B663 G30.320 da Ciba-Geigy Trabalho apresentado na mesa redonda sobre Terapêutica da Lepra, patrocinada pelo Laboratório Ciba-Geigy. V Jornada de Leprologia, setembro de 1971

Correspondência:
Clóvis Bopp ua D, Pedro II, 1058 Porto Alegre - RS

 

Resumo

Durante 21 meses, os autores observaram os efeitos terapêuticos da elofazimina em 44 hansenianos: 33 virchowlanos, 2 dimorfos, 4 tuberculói­doe reacionais e um tuberculóide tórpido. Os resultados clínicos foram promissores, verificando-se em; elevado percentual, nítida ação desinfiltrativa sobre as placas, nódulos e pápulas das diversas formas clínicas da enfermidade. A atividade anti-bacteriana foi no entanto menos marcante, não coincidindo sempre com a melhora clínica. A droga possui evidente efeito anti-inflamatório na hanseníase, teve­lado pela ação preventiva e supressiva do eritema nodoso leprótico (ENL), bem como sobre os sintomas neuróticos. A tolerância foi por via de regra, muito satisfatória. Os para-efei­tos mais comuns foram a impregnação difusa ou seletiva nas áreas expos­tas à luz, e descamação acentuada, com aspecto pseudo-ictióslco nas su­perfícies de extensão dos membros superiores e inferiores.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações