Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 5
Educação médica continuada
Validação de questionários de avaliação da qualidade de vida em pacientes de psoríase
Validation of life quality questionnaires for psoriasis patients
GLADYS AIRES MARTINS1, LUCIANA COSTA TADROS ARRUDA2, ALINE SCHAEFER BUERGER MUGNAINI3
1Especialista em dermatologia, mestre em dermatologia. Professora voluntária da Faculdade de Medicina da UnB. Coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário de Brasília.
2Especialista em Dermatologia, mestre em Dermatologia. Professora de Dermatologia - Faculdade de Medicina; chefe de serviço de Dermatologia e coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital e Maternidade Celso Piero - PUC/Campinas.
3Especialista em Pediatria.
Recebido em 20.09.2004. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 20.09.2004. Trabalho realizado no no Hospital Universitário de Brasília-DF.
Correspondência:
Gladys Aires Martins
Brasília Shopping, Torre Norte, sala 930 - Asa Norte - SCN
70715-900 Brasília DF
Telefone: (61) 327-8188
"E-mail":gladyscampbell@uol.com.br
A psoríase é doença crônica que acomete entre 0,1 e 3% da população mundial e cujo impacto social e psicológico costuma ser subestimado. Muitos estudos têm relatado o impacto produzido por essa doença na qualidade de vida dos pacientes, e questionários para analisar objetivamente essa incapacidade estão sendo descritos. É importante avaliar a percepção do portador de psoríase em relação a seu estado de saúde, incapacidade e qualidade de vida a fim de estabelecer a melhor terapêutica para cada indivíduo. Este artigo de EMC-D aborda a validação de dois questionários de avaliação da qualidade de vida para a língua portuguesa.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841