Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 45 Número 4

Artigos originais

Fasciite nodular pseudo-sarcomatosa


RENÉ GARRIDO NEVES1, W. VIEIRA2


1Médico da equipe de Dermatologia.
2Chefe de patologia cirúrgica do Hosp. Univ. Antonio Pedro.

Caso clínico do Hosp. Univ. Antonio Pedro, Niterói. Univ. Federal Fluminense. Serviço de Dermatologia do Prof. R. D. Azulay.

Correspondência:
René Garrido Neves Rua Fagundes Varela, 331 Niterói - Estado do Rio.

 

Resumo

A Fasciite nodular pseudo-sarcomatosa é uma hiperplasia reacional fibroblástica benigna bem circunscrita, originária quase sempre da fáscia superficial e de etiologia ainda desconhecida. Apresenta-se, habitualmente, como nódulo sub-cutâneo, solitário, localizado muitas vêzes no antebraço e não acompanhado de manifestações subjetivas. A importância do seu reconhecimento está no fato de ser, freqüentemente, confundida com lesão maligna, sarcomatosa. Os A.A. descrevem 1 caso de Faciite nodular pseudosarcomatosa em paciente do sexo feminino, lesão localizada na região do punho. Além do nódulo sub-cutâneo apresentava uma prega cutânea, lateral. Confirmam o aspecto histológico pseudo-sarcomatoso e a benignidade do processo. Assinalaram a presença de hemosiderina peri-lesional.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações