Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 4
Artigo de revisão
Reações cutâneas graves adversas a drogas - aspectos relevantes ao diagnóstico e ao tratamento - Pa. I - anafilaxia e reações anafilactóides, eritrodermias e o espectro clínico da síndrome de Stevens-Johnson & necrólise epidérmica tóxica (Doença de Lyell)
Severe cutaneous adverse reactions to drugs - relevant aspects to diagnosis and treatment - Part I: anaphylaxis and anaphylactoid reactions, erythroderma and the clinical spectrum of Stevens-Johnson syndrome & toxic epidermal necrolysis (Lyell´s disease)
PAULO RICARDO CRIADO1, ROBERTA FACHINI JARDIM CRIADO2, CIDIA VASCONCELLOS3, RODRIGO DE OLIVEIRA RAMOS4, ANDRÉIA CHRISTINA GONÇALVES5
1Dermatologista, mestre em clínica médica, médico assistente e preceptor dos Serviços de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos.
2Alergologista, mestre em clínica médica, médica assistente e preceptora do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e alergologista voluntária da Faculdade de Medicina do ABC.
3Dermatologista, doutora em medicina, médica assistente do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e LIM-56 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
4Médico residente em dermatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.
5Doutoranda do sexto ano de medicina da Universidade Estácio de Sá (RJ), em internato eletivo.
Recebido em 29.04.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.12.2003. Trabalho realizado no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos (SP).
Correspondência:
Paulo Ricardo Criado
Rua Xingu 245/182 - Bairro Valparaíso
09060-050 Santo André SP
Tel./fax: (11) 4426-8803
"E-mail":prcriado@directnet.com.br
As reações cutâneas graves adversas a droga (RCGAD) são as que geralmente necessitam de internação hospitalar, por vezes em unidade de terapia intensiva ou de queimados, com observação minuciosa dos sinais vitais e da função de órgãos internos. O objetivo é descrever essas reações, facilitando seu reconhecimento e tratamento. Fazem parte desse grupo a anafilaxia, a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), a necrólise epidérmica tóxica (NET) e, dependendo do envolvimento sistêmico, as eritrodermias. Neste artigo, são abordados as características clínicas e o tratamento de algumas reações adversas a droga: anafilaxia, as eritrodermias, a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET).
Palavras-chave: PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS/EFEITOS ADVERSOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841