Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 45 Número 3
Artigos originais
Síndrome de Reiter
CLOVIS BOPP1, CESAR DUÍLIO VAREJÃO BERNARDI2, ROBERTO LOPES GERVINI3
1Professor Titular de Dermatologia Faculdade de Medicina de Porto Alegre, U.F.R.G.S.
2Professor-Assistente de Dermatologia Faculdade de Medicina de Pôrto Alegre, U.F.R.G.S.
3Professor-Assistente de Dermatologia. Faculdade de Medicina de Pôrto Alegre, U.F.R.G.S.
Correspondência:
Clóvis Boop
Rua D. Pedro II, 1058
Pôrto Alegre, R.S.
Dois casos de Síndrome de Reiter surgidos simultâneamente, motivam o estudo de revisão desta síndrome, pouco divulgada no Brasil. Um deles mostrava a tétrade característica da S.R.: diarréia premonitória, seguida de uretrite, artrite, conjuntivite e erupção muco-cutânea. O outro mostrava os sintomas, menos a conjuntivite. A afecção, presumivelmente viral, evolui em dois tempos. Tem como foco primário o intestino e mormente a próstata, desenvolvendo-se aí uma reação de hipersensibilidade, à semelhança do que ocorre com a angina estreptocócica em relação à febre reumática. A presença de anticorpos anti-próstata, confere-lhe o atributo de doença autoimune, alinhando-se na mesma patogenia do lupus eritematoso sistêmico, com o qual contrasta pela quase exclusiva predileção pelo sexo masculino. O enxofre em solução oleosa, mostrou-se muito eficaz em um dos pacientes.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841