Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 79 Número 4
Investigação
Marcadores e fatores de risco para queratoses actínicas e carcinomas basocelulares: um estudo de caso-controle
Risk markers and risk factors for actinic keratosis and basal cell carcinoma: a case-control study
FERNANDO PASSOS DA ROCHA1, ANA M. B. MENEZES2, HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JR.3, ELAINE TOMASI4
1Mestrando.
2Professora titular de Pneumologia - Universidade Federal de Pelotas.
3Professor adjunto de Dermatologia - Universidade Federal de Pelotas e Universidade Católica de Pelotas (mestrado em Saúde e Comportamento).
4Professora-assistente de Metodologia Qualitativa - Universidade Católica de Pelotas.
Recebido em 29.09.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.03.2004. Trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.
Correspondência:
Hiram Larangeira de Almeida Jr.
Dermatologia - Faculdade de Medicina
Av. Duque de Caxias 250
96.030-002 - Pelotas - RS
"E-mail":hiramalmeidajr@hotmail.com
*Fundamentos:* A incidência das neoplasias malignas cutâneas vem aumentando em todo o mundo, havendo pouca informação no Brasil sobre seus marcadores e suas lesões precursoras. *Objetivos:* Identificar fatores de risco e marcadores cutâneos para essas lesões. *Métodos:* Caso-controle aninhado num estudo de prevalência de base populacional com adultos com idade igual ou superior a 50 anos, moradores da zona urbana de Pelotas. No estudo de prevalência aplicou-se um questionário com questões específicas para rastreamento de possíveis lesões cutâneas malignas ou pré-malignas recentes. As pessoas que responderam afirmativamente foram examinadas por dois médicos especialistas (padrão ouro). Uma subamostra daqueles que responderam não às perguntas já mencionadas foi sorteada e também foi examinada. A amostra total ficou constituída por 288 pessoas: 74 casos positivos, conforme o padrão ouro, e 214 controles sem lesões. O número e o tipo de lesão foram avaliados no momento da consulta com os especialistas. O protocolo continha variáveis sociodemográficas, comportamentais e exame dermatológico. A medida de efeito utilizada foi o Odds Ratio (OR), e para o controle dos fatores de confusão utilizou-se a regressão logística, com modelo hierarquizado. *Resultados:* Na análise multivariada permaneceram significativas as seguintes variáveis: idade >80 anos OR=10,21, pele branca OR=4,85, cabelos loiros/vermelhos OR= 3,69; como marcadores de risco: elastose solar OR=4,35, cutis rhomboidalis nuchae OR= 2,88 e mais de 10 melanoses solares no dorso das mãos OR= 6. *Conclusão:* Pessoas idosas, com pele clara, cabelos claros, com elastose solar, cutis rhomboidalis nuchae e grande número de melanoses solares nas mãos têm maior risco de apresentar queratoses actínicas e carcinomas basocelulares.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841