Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 44 Número 3
Artigos originais
Estrófulo Infantil - Estudo Patogênico
D. PERYASSÚ1, L. GABRIELA2
1 Chefe de Clínica do Serviço de Dermatologia da Fundação Escola de Me¬dicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e do Hospital Estadual Jesus.
2Prof. de Dermatologia da Fundação Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e do I.N.P.S.
Os A.A. estudaram 30 casos de estrófulo infantil, pesquisando a influência da alimentação, da alergia familiar, dos insetos hematófagos. Realizaram testes com atígenos específicos. Estudaram a influência do parasitismo intestinal e investigaram o valor da coprologia funcional. Esta última levou-os a admitir marcada influência da disfunção pancreática. Submeteram um grupo de pacientes a tratamento com enzimas pancreáticas, obtendo a melhoria das lesões. Concluiram que o estrófulo infantil tem como patogenia mais provável os distúrbios digestivos decorrentes desta má função transitória do pancreas, durante o período de adaptação de crescimento.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841