Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 56 Número 1

Investigação

Citodinâmica do psoríase

Cytodynamics of psoriasis


ANTONIO DE SOUZA MARQUES1, GLYNE LEITE ROCHA2


1Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Do Serviço de Anatomia Patológica do IASERJ - Consultor em Dermatologia
2Chefe do Serviço de Dermatologia do IASERJ-RJ - Docente da UFRJ e UERJ

Trabalho realizado na Clínica Dermatológica do IASERJ-RJ.

Correspondência:
Antonio de Souza Marques Rua Engenheiro Richard, 203 20561 - Rio de Janeiro - RJ

 

Resumo

AS ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS DE LESÃO DO PSORÍASE EM ATIVIDADE PODEM SER ESPECÍFICAS E DIAGNÓSTICAS. A EPIDERME APRESENTA-SE COM ESPESSAMENTO DE TODAS AS SUAS CAMADAS COM EXCEÇÃO DA CAMADA GRANULOSA. AS CÉLULAS DA CAMADA BASAL E SUPRABASAL APRESENTAM FIGURAS DE MITOSE E O RITMO DE DIVISÃO CELULAR ACHA-SE INTENSAMENTE ACELERADO, COMO CONSEQÜÊNCIA DA INTENSIDADE DE CERATINIZAÇÃO, AS CÉLULAS DA EPIDERME NÃO SOFREM COMPLETA DIFERENCIAÇÃO NUCLEAR E CITOPLASMÁTICA, CHEGANDO À CAMADA CÓRNEA AINDA COM FRAGMENTOS NUCLEARES (PARACERATOSE). A ATIVIDADE ENZIMÁTICA APRESENTA AUMENTO DE DESIDROGENASES E OXIDASES E DIMINUIÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO E GLICOGÊNIO. AS ALTERAÇÕES DOS CAPILARES EM PLACA DE PSORÍASE E PELE APARENTEMENTE NORMAL SÃO SIGNIFICATIVAS COM PRONUNCIADA DILATAÇÃO E TORTUOSIDADE.

Palavras-chave: PSORÍASE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações