Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 3

Comunicação

Uso de esponja cirúrgica para curativo compressivo de enxerto cutâneo

Surgical sponge as a pressure dressing for skin grafts


MAURÍCIO ZANINI RIBEIRO1, CARLOS D'APPARECIDA S. MACHADO FILHO2, FÁBIO ROISMANN TIMONER3


1Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, residente em Cirurgia Dermatológica da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.
2Doutor em Medicina, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, chefe interino da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.
3Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professor auxiliar de Cirurgia Dermatológica da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Recebido em 22.05.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.11.2003. Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André, SP, Brasil.

Correspondência:
Dr. Maurício Zanini Rua Vicente de Carvalho, 198 09060-590 Santo André SP Tel.: (11) 4992-7724 "E-mail":drzanini@terra.com.br

 

Resumo

O enxerto cutâneo é um modo efetivo para restaurar feridas. O curativo compressivo é importante para a vitalidade do enxerto. Os autores observaram que o uso de esponja cirúrgica como curativo compressivo em enxertos cutâneos é factível e aconselhável.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações