Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 43 Número 2
Artigos originais
O eczema de contacto como farmacodermia
RUBEM DAVID AZULAY1, A. AZULAY2, W. PORTO3, G. FERNANDEZ4
1Professor catedrático de Clínica Dermatológica na Faculdade de Medicina Universidade Federal Fluminense; Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara: Livre-Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2Professor Adjunto de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluininense e Chefe do Serviço de Lepra. do Estado da Guanabara.
3Dermatologista do Hospital Eduardo Rabelo
4Estagiário do Instituto de Dermatologia
Trabalho apresentado a 24ª Reunião Anual dos Dermatosofilógrafos Brasileiros, realizada em Outubro 1967, Juiz de Fora.
Os A.A. chamam a atenção para a importância dos farmacos tópicos na genese do eczema de contacto. Fornecem dados, estatísticos obtidos em clínica particular no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Ressaltam a importância do uso tópico de sulfanilamida na determinação do eczema de contacto e suas implicações de sensibilidade cruzada com anestésico corantes etc. Analizam 16.463 casos de dermatoses várias nos quais a trequência do eczema de contacto por drogas foi de 0.24%. Nessa casuística o número de eczemas em todas as suas formas foi de 1.600, ou seja, 9.72% em relação as demais dermatoses. Nesses 1.600 casos de eczema houve 40 (2.5%) de eczemas de contacto por drogas dentre os 533 (33,3%) casos de eczema de contacto estudados 40, ou seja, 0.8% eram produzidos por drogas.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841