Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 42 Número 2
Artigos originais
Notas clínicas - Tricophyton rubrum no couro cabeludo de criança
VIEIRA G. R.1, ASTRILLION A. L.2
1Pesquisador médico do Instituto de Micologia, da Universidade Federal de Pernambuco.
2Estagiária do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, no Instituto de Micologia, da Universidade Federal de Pernambuco.- Assistente voluntário da Clínica Dermatológica da Faculdade de Medicina da U. F. P. (Cadeira do Prof. Jorge Lôbo).
1 - Pela primeira vez conseguimos isolar o Tricophyton rubrum do couro cabeludo de pacientes acometidos de Tinha capitis no IMUFP. 2 - O acometido foi uma criança oriunda de outro Estado - Paraíba. 3 - Pela segunda vez foi observado no couro cabeludo da crian¬ça em Pernambuco êste dermatófito. A primeira vez foi con¬signada pelo Prof. Jorge Lôbo e em criança desta cidade (Recife). 4 - A observação realizada em paciente de boa condição higiê¬nica econômica-social, idade escolar e sadia. 5 - Não há acometimento da pele lisa. 6 – Afecção de longa duração (3 anos) com vários tratamentos. 7 – E’ aconselhado cultivo em meios apropriados que possam oferecer oportunidade ao isolamento do Tricophytn rubrum em todos os casos. 8 - A pesquisa microscópica e cultura são indispensáveis ao diagnóstico seletivo da Tinha capitis. 9 - Os exames especializados (micológicos) devem ser realizados antes de qualquer medicação tópica. 10- Os pacientes suspeitos devem ser enviados de imediato ao dermatologista para orientação de tratamento e diagnóstico.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841