Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 42 Número 1
Artigos originais
Retorno da escabiose no Rio Grande do Sul
CLOVIS BOPP1, LUCIO BAKOS2
1Professor catedrática de Cl. Dermato-sifilográfica da Fac. Med. de P. Alegre UFRS
2Monitor da Cadeira de Cl. Dermato-sifilográfica da Fac. Med. de P. Alegre UFRGS
Os autores comentam preliminarmente, o declínio da inci¬dência da escabiose após a segunda guerra mundial, no Brasil e em muitos outros paises, mostrando alguns dados estatísticos coletados de autores estrangeiros que bem demonstram o decéssimo e mesmo o desaparecimento da moléstia no mundo inteiro. A seguir, analisam algumas causas eventuais do desaparecimento da afecção, apontando, entre outras, as melhores condições de vida de higiene da atualidade, bem como o advento de potentes acaricidas, como o benzoato de benzila e o hexaclorociclohexane Em prosseguimento, chamam a atenção para o abrupto resurgimento da moléstia, tanto na clínica privada como em hospitais gerais, no caso a Sta. Casa de Misericórdia de Porto Alegre, assemelhando-se esta reofensiva à da sífilis e da gonorréia, após o hiato dos anos de 1945 a 1955. Descrevem alguns aspectos clínicos, epidemiológicos e complicacões da escabiose, bem como casos de imunidade natural ao ácaro e também os de intenso parasitismo, configurados pela sarna norueguesa ou crostosa. Após sumário estudo clínico e patogênico desta afecção, fazem referência à trabalhos nacionais e estrangeiros, bela como à classificação de suas formas clínicas, concluindo com a apresentação de novo caso de sarna crostosa em paciente mongolóide, observação recentemente.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841