Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 41 Número 4
Artigos originais
Considerações sobre a incidência de micose e lepra no mesmo doente
JOEL TEIXEIRA COELHO1
1Médico da Clínica Dermatológica da Faculdade de Medicina da UMG.
O autor inicia o seu trabalho tecendo considerações em torno de casos de lepra e de micoses, cujos aspectos clínicos podem conduzir diante de um exame dermatológico mais superficial, a erros de diagnóstico. Passa em seguida a enumerar alguns casos de sua casuística, nos quais os pacientes apresentam uma associação de lepra e afecção micótica. As duas primeiras observações se referem a doentes com esporotricose e lepra, sendo que um deles, atingido também por um surto reacionário nodular, lembra os característicos do quadro clínico encontrado na esporotricose. A terceira observação relata o caso de um paciente com cromomicose que tendo contraído uma infecção leprótica, acarretou modificações no aspecto mórbido, principalmente, no que se refere aos exames anatomo-patológicos. O autor faz ainda alguns comentários sôbre a dermatite verrucosa, síndrome que tem sido objeto de várias pesquisas quando observado em casos de lepra, e que tem sido considerado por vários pesquisadores como resultante da ação direta da própria infecção leprótica. Após tecer alguns comentários sôbre o assunto, com apresentação de casos, o autor julga que, pelo menos nas suas observações, a dermatite verrucosa leprótica, pode ser constatada, porém, opina que semelhante ocorrência só se origina quando constatada em terreno onde se aloja o Bacilo de Hansen e sem que a lepra exerça ação preponderante sôbre a formação dos períodos iniciais do quadro estrutural da dermatite verrucosa observada em hansenianos.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841