Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 2
Síndrome em Questão
Você conhece esta síndrome?
Do you know this syndrome?
GISELA NASCIMENTO PEREIRA1, LAURA DE FREITAS XAVIER2, NEUSA YURIKO SAKAI VALENTE3, JACKSON MACHADO PINTO4
1Clínica médica; Pós-graduada em dermatologia pela Santa Casa de Misericóridia de Belo Horizonte - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Médica especialista em dermatologia.
3Doutora pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.
4Mestre em Dermatologia, doutor em medicina, chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Belo Horizonte e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil.
Recebido em 02.01.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.02.2006. Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte / Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Pereira GN, Xavier LF, Valente NYS, Machado-Pinto J. Você conhece esta síndrome? An Bras Dermatol. 2006;81(2):185-88.
Correspondência:
Gisela Nascimento Pereira
Rua Washington Luiz,175 - Santa Tereza
36201-066 - Barbacena - MG
Tel.: (31) 3377-1307 / (32)3331-2375
"E-mail":mailto:giselamf@uol.com.br
Os autores apresentam caso de criança de dois anos, com história de cabelos negros e lisos ao nascimento que, aos seis meses de idade, desenvolveram alterações da textura e da cor, tornando-se mais claros e impenteáveis. A rara síndrome dos cabelos impenteáveis é caracterizada pelo surgimento de cabelos de crescimento lento, loiro-prateados, desordenados, em indivíduos com cabelos previamente normais. A microscopia óptica é normal e a microscopia eletrônica é diagnóstica. Não há tratamento efetivo.
Palavras-chave: CABELO, DISPLASIA ECTODÉRMICA, DOENÇAS DO CABELO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841