Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 39 Número 4
Trabalhos originais
Nota terapêutica – Ação terapêutica de um nôvo corticoesteroide tópico: 17- valerato de beta-metazona
SYLVIO FRAGA
*Trabalho da 26º Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Chefe: Dr. Sylvio Dr. Sylvio Fraga.*
O 17-valerato de betametasona foi utilizado tòpicamente em 18 pacientes, no período de março a agôsto de 1964. Quanto à sua etiologia, as lesões eram decorrentes de dermatite seborréica, psoríase, dermatite de estase, dermatite atópica e neurodermite. O medicamento foi utilizado sob forma de pomada ou de creme evanescente, em concentrações de 0,1 e 0,01%. Compararam-se os resultados clínicos obtidos, com aquêles conseguidos em decorrência do uso concomitante, em áreas similares, de flurandrenolona a 0,05%. Em 11 pacientes associou-se ao corticoesteróide, cloreto de dequalinium a 0,4%. As observações sugerem que a betametasona a 0,1% tem ação pelo menos idêntica à flurandrenolona a 0,05%; que a betametasona a 0,01% é eficaz, embora menos que na concentração de 0,1%; que o dequalinium possivelmente diminue a incidência de infecção piogênica como complicação terapêutica de corticoesteróide local.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841