Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 39 Número 4
Trabalhos originais
Elasteidose cutâneo nodular com cistos e comedões, (moléstia de Favre-Racouchout) coexistente com acrodermatite crônica atrofiante (moléstia de Pick-Herxheimer)
GUILHERME VILLELA CURBAN1, LUIZ HENRIQUE CAMARGO PASCHOAL2, SOARES J. A.3, SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO4
1Doc. Liv.
2Assist.. ext.
3Assist. ext.
4Prof. Cat.
*Trabalho da Clínica Dermatológica e Sifilografica da Faculdade de Medicina de São Paulo da Universidade de São Paulo.: (Professor Sebastião A.P. Sampaio).*
No presente trabalho é estudado um caso de Elasteidose cutânea nodular com cistos e comedões (moléstia de Favre-Racouchot) coexistente com Acrodermatite crônica atrofiante de Pick-Herxheimer. O paciente, branco, de 63 anos de idade, brasileiro, lavrador, apresentava na face e orelhas, lesões clínicas e histológicas típicas da moléstia de Favre-Racouchot e nos membros superiores, inferiores, tronco, nádegas lesões próprias da Acrodermatite crônica atrofiante de Pick-Herxheimer. O estudo comparativo, clínica, histológico e terapêutico revelou inexistência de filiação ou afinidade entre ambas, cuja ocorrência simultânea parece meramente casual. Por ser menos freqüente ou talvez por ter merecido menor atenção a moléstia de Favre-Racouchot, não obstante ter sido descrita há mais de 30 anos, é pouco conhecida, razão pela qual foi dado maior destaque ao seu estudo nesta comunicação. Com uma revisão bibliográfica é feito o estudo de suas características clínicas e histológicas, consideradas as particularidades do caso que constitui objeto dêste trabalho.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841