Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 39 Número 3
Artigos originais
Estudos endocrinológicos no cloasma
LEMGRUBER, A PADILHA GONÇALVES1, ARTHUR PORTO MARQUES2
1Da clínica Cirúrgica Maurity Santos, da 3ª cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (Prof. L. G. Feijó) e da cadeira de Clínica Cirúrgica da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Prof. Cláudio Goulart de Andrade)
2Da Cadeira de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Esola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro r do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Em inicio de estudo investigativo endocrínológicos sobre o cloas¬ma, foram estudados 5 pacientes do sexo feminino. As alterações dos estrogénios urinários não foram significativas. As alterações dos estrogénios urinários não foram significativas. Em iodes, os 17-cetoesteroóides urinários mostraram-se elevados. Os pregnanediol estava diminuído nos 3 casos em que se fez a dosagem. Os achados fornecidos pela: temperatura basal, citologia vaginal, hiatologia do endométrio, cristalização e viscosidade do muco (Spinbarkeit), nos casos em que se fizeram éstes exames foram concordantes com a diminuição do pregnanediol, indicando deficiéncia progestacionai. Isto e a elevação dos androgénios urinários em todos os casos, leva á hipótese de que tais alterações endocrinológicas possam desempenhar papel importante no apa¬recimento do cloasma.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841